in

Você sabe porque os japoneses cobrem a boca com as mãos quando vão rir?

Se você vive com japoneses já deve ter percebido que a maioria das mulheres costumam cobrem a boca ao dar uma risada ou até mesmo ao tirar fotos. Talvez você pense que isso acontece porque elas têm vergonha, são tímidas.

Mas a verdade é que existe uma razão histórica por trás disso, que você conhecerá agora.

Muitos ainda acreditam que essa prática é uma maneira educada, uma boa etiqueta, embora existam algumas pessoas que a praticam para esconder os dentes, mas o fato de algumas mulheres orientais cobrirem a boca com as mãos quando riem é um costume adquirido como ato reflexo e, portanto, uma herança cultural direta do que seus ancestrais fizeram.

Antigamente, em grande parte do leste da Ásia (no leste e sudeste da Ásia, principalmente no Japão), havia o costume de tingir os dentes das mulheres.

Este ato era conhecido como “Ohaguro” (dentes pretos). No início, (por volta do século VIII), era realizada entre mulheres da classe alta e era uma maneira de indicar haverem atingido a idade adulta, mas nove séculos depois o costume já era realizado por mulheres de todas as condições sociais.

O corante Ohaguro foi feito com óxido de ferro, saquê e chá. Não era um corante permanente, o que as forçava a pintar continuamente.

Nem todas as mulheres gostavam do costume de pintar os dentes; portanto, algumas delas, toda vez que tinham que abrir a boca, cobriam-na com a mão. Esse costume foi passado geração após geração e, embora tenha chegado um momento (no final do século XIX) em que a prática de ohaguro era proibida pelo governo, o ato reflexo de tapar a boca permanecer entre muitos jovens dos seguintes gerações.

6 coisas que os homens querem que as mulheres saibam, mas não ousam dizer

10 piores lições da vida que Disney ensinou em cada um de seus filmes