in

Já sentiu seus cabelos arrepiarem? Sabia porque isso acontece

Alguma vez já sentiu que seus cabelos se arrepiaram? Talvez já tenha sentido isso quando ficou próximo a uma TV desligada, ao encontrar os braços, ou até mesmo a cabeça.

Mas, porque isso acontece?

É um fenômeno conhecido desde os tempos antigos e a resposta é: eletricidade estática. O que é isso realmente? O que causa isso?

Alguns cientistas da Northwestern University, ficaram interessados em descobrir, e passaram a fazer estudos, pesquisas e chegaram a publicar o resultado, como a Sciencemagazine.

O estudo publicado na Physical Review Letters propôs uma explicação: um fenômeno conhecido como flex eletricidade.

Ao contrário da corrente elétrica que circula pelos fios, a eletricidade estática (também conhecida como triboeletricidade) permanece imóvel. Isso ocorre porque aparece em materiais, como borracha ou plástico, que não conduzem muito bem as cargas e ficam presas.

Portanto, quando esses materiais isolantes se esfregam, eles acumulam sua carga estática. Mas porque?


Os pesquisadores estudaram a flexo eletricidade e se perguntavam se isso poderia explicar a relação entre atrito e carga. Esse fenômeno é o aparecimento espontâneo de campos elétricos quando a flexão dos materiais ocorre em escala nanométrica, desde que ocorra de forma contínua, mas irregular, mais ou menos como aconteceria se um dedo deslizar pelos dentes de um pente de plástico.

A chave é que, na escala nanométrica, até o objeto mais suave é coberto por solavancos e rugosidade. Nesse caso, os pesquisadores descobriram que, quando dois objetos se esfregam, suas pequenas saliências se dobram. E é por isso que a carga estática se acumula.

Segundo os resultados dos pesquisadores, os plásticos são especialmente eficazes na geração de eletricidade estática. Além disso, seu trabalho poderia ajudar os engenheiros a otimizar os materiais para produzir mais eletricidade estática e usá-la em itens como dispositivos portáteis, pequenos dispositivos portáteis.

Finalmente, eles apontaram que suas descobertas ajudarão a melhorar a segurança em locais como refinarias, onde uma simples faísca pode causar um acidente.

Relembre alguns famosos que “quase” ou jogaram a carreira no lixo por besteiras ditas nas redes sociais

6 coisas que somente uma pessoa louca faria por você